Quem Somos

Instalada na Covilhã, no sopé da Serra da Estrela, a Universidade da Beira Interior oferece atualmente dois ciclo de estudos especializado no estudos e prática cinematográfica: a licenciatura em Cinema, que iniciou atividade no ano letivo de 2003/2004, e o mestrado em Cinema, com início em 2006/2007.

O Cinema produzido na UBI articula teoria e prática num projeto pedagógico ambicioso e que tem produzido amplos frutos, conforme poderá ser atestado pela participação e premiação numa multiplicidade de prestigiados festivais e mostras nacionais e internacionais, bem como pela exibição de filmes na Cinemateca Portuguesa, em Cineclubes, Centros Culturais, em Instituições de Ensino no estrangeiro, em programas de televisão (RTP, Canal 180) e em várias outras plataformas.

No âmbito do espí­rito universalista que caracteriza a educação superior pública, promovemos o espí­rito crí­tico do estudante e as nossas produções refletem essa vontade de colocar no discurso cinematográfico uma pluralidade de experiências e vivências. Entendemos a liberdade criativa como um princí­pio fundamental de qualquer atividade artística e um valor intrí­nseco à própria ideia de escola pública. Neste sentido, não é apenas a diversidade de géneros que define o cinema da UBI, mas também a pluralidade de temáticas, da igualdade de género à arqueologia industrial, da ruralidade aos direitos LGBTQIA+, da emigração à multiculturalidade, todos os temas que interessam e preocupam os nossos alunos encontram o seu caminho para o Cinema que produzimos.